Skip to main content

Blog

Levia

Soja: 4 curiosidades que você precisa saber!

Por 6 de outubro de 2021abril 29th, 2022Sem comentários
Soja

Você sabe a importância do mercado de soja para o Brasil?

 

O Brasil é hoje um dos maiores exportadores de soja do mundo. A quantidade de hectares voltados ao cultivo de soja cresceu mais de 200% em duas décadas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), levando o país a se tornar um dos maiores exportadores desses grãos ao redor do mundo.

A soja pode ser utilizada na alimentação humana, servindo também como matéria-prima para a produção do farelo, ingrediente importante na nutrição animal e o óleo, que tem função tanto em nossa cozinha, quanto nos alimentos industrializados.

 

Dada a importância da soja para o mercado brasileiro, separamos algumas curiosidades que você precisa saber para não ficar de fora do assunto:

  • Soja é uma commodity.
  • Seu preço tem definição em âmbito internacional.
  • O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo (além de ser um dos maiores exportadores).
  • São os chineses que mais compram o grão de nosso país.

Confira a seguir mais detalhes relacionados às curiosidades sobre o mercado de soja.

A soja é uma commodity

No dicionário, commodity significa tudo o que, no estado bruto, possa ser produzido em larga escala e geralmente destinado ao comércio. No mercado e em aspectos gerais, são produtos de menor valor agregado usados como matéria-prima para a produção de outras mercadorias.

Mas não é só por essa razão que a soja é considerada commodity. São levadas em consideração, ainda, as seguintes características:

  • Padronização.
  • Ser Facilmente perecível.
  • Ampla possibilidade de negociação ao redor do mundo.
  • Grande quantidade de produtores e compradores.

O preço da soja é definido internacionalmente

O preço de compra e venda de uma commodity é definido pelo mercado internacional e para precificar a valiosa oleaginosa, se adota como referência a Bolsa de Valores de Chicago.

Portanto, quem determina o valor de compra e venda não são as empresas que atuam no mercado de soja, mas a relação entre oferta e demanda. As organizações envolvidas têm pouca ou até nenhuma influência sobre os preços.

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo

A disputa pela liderança no ranking de produção de soja de todo o mundo vem sendo acirrada entre Brasil e Estados Unidos tonelada a tonelada.

Na Safra 2020/21 o Brasil produziu 135.409 milhões de toneladas e passou a ocupar o lugar de maior produtor mundial do grão, deixando os EUA em segundo lugar com produção de 112.549 milhões de toneladas.

Outros fatos interessantes sobre  o mercado da soja :

  • Nossos vizinhos, Argentina e Paraguai, também surpreendem pela capacidade de cultivo e comércio da oleaginosa.
  • Apesar dos grandes volumes de produção, apenas 4% do território brasileiro é ocupado pela plantação de soja.

A China é a principal compradora da soja brasileira

Embora a China seja um dos maiores produtores de soja do mundo, ela há tempos é o destino prioritário do produto cultivado aqui no Brasil, justamente por causa do tamanho de seu mercado interno!

No ano passado, o país asiático superou um recorde, comprando volume 17 vezes maior de soja do que a Holanda, segundo país no ranking de importação.

Os chineses são tão relevantes para esse comércio que, quando o governo de lá decide alterar o ritmo de suas importações, reduzindo ou aumentando-as, as cotações da commodity sofrem impacto no mercado global.

Você sabia que a soja é a principal matéria-prima de toda a linha de gorduras Lévia?

Se durante a leitura desse conteúdo surgiram dúvidas ou curiosidades sobre o assunto, conte com nosso time de especialistas na comercialização da oleaginosa! Dessa forma, será possível compreender melhor o funcionamento do setor e conhecer ferramentas que vão te ajudar nas decisões a serem feitas sobre o mercado de soja e de outras commodities.

Entre em contato agora mesmo!