Skip to main content

Blog

Sustentabilidade

Sustentabilidade da Soja: um compromisso Cargill

Por 28 de abril de 2022maio 27th, 2022Sem comentários
Sustentabilidade

Como já falamos por aqui, a sustentabilidade influencia cada vez mais a decisão de compra dos consumidores de alimentos e bebidas.  Se você perdeu este texto, clique aqui para acessá-lo. 

A Cargill tem uma estratégia global de sustentabilidade com prioridades claras, cumprindo com a sua missão de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. 

E para atingir as expectativas de nossos clientes e seus consumidores, a Cargill segue empenhada no compromisso de construir cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2030 e tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis ao mesmo tempo em que apoiamos agricultores e comunidades. 

Como vocês já sabem a soja é a principal matéria prima de Lévia . Quando falamos desta commodity, a Cargill segue uma política com abordagens abrangentes para atingirmos nossas metas em relação à soja sustentável na América do Sul, sendo elas: 

  • Transformar a nossa cadeia de fornecimento para que seja livre de desmatamento, protegendo a vegetação nativa para além das florestas
  • Promover uma produção responsável, que beneficie os agricultores e comunidades locais
  • Respeitar e defender os direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades
  • Sustentar os mais altos padrões de transparência por meio da comunicação das principais métricas, avanços e denúncias

Um exemplo do compromisso que temos com a sustentabilidade da soja especificamente é o nosso programa de Soluções para Suprimentos Sustentáveis. Saiba mais sobre ele no próximo tópico.

3S – Um programa Cargill em prol da sustentabilidade

Em 2008 a Cargill lançou o “Programa 3S” (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) com o objetivo de trabalhar lado a lado com os produtores rurais facilitando a sua gestão e apoiando seus objetivos de negócios de forma cada vez mais sustentável. Só no ano passado o programa beneficiou mais de 140 produtores que puderam comercializar soja certificada e desde 2020 a Cargill aumentou em 75% a comercialização de soja certificada. 

Legal, né?

Ainda há muito trabalho a ser feito e seguimos encorajados com o progresso que temos alcançado em muitas frentes e gratos a todos os nossos parceiros, que estão trabalhando conosco em busca de fazer cada vez mais.

Outras ações já em desenvolvimento.

Estamos desenvolvendo soluções para rastrear todo o nosso volume, tanto de fornecedores diretos (agricultores), quanto indiretos (cooperativas, processadores e traders)

Atingirmos o nosso objetivo o engajamento dos produtores é fundamental, por isso buscamos fortalecer a sustentabilidade por meio da certificação RTRS, que demonstra o nosso compromisso em ajudar os agricultores a melhorarem as práticas agrícolas no país. Além disso, também oferecemos produtos com a certificação Pro Terra – que garantem um selo de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. 

 Quer saber mais sobre as políticas da Cargill para proteger o planeta? 

Clique aqui e acesse nossos relatórios e políticas de sustentabilidade no que diz respeito ao uso da terra, mudanças climáticas e recursos hídricos ou fique à vontade para entrar em contato direto conosco.