Skip to main content

Blog

LeviaTendências

Tendências globais para alimentos e bebidas que você precisa conhecer

Por 10 de setembro de 2021fevereiro 2nd, 2022Sem comentários
tendencias-globais

Descubra o TrendTracker: uma perspectiva da Cargill sobre tendências globais para alimentos e bebidas. E confira quais são essas tendências

Com o intuito de monitorar tendências globais para alimentos e bebidas, bem como as movimentações do mercado, a Cargill atualiza todos os anos e em parceria com grandes institutos de pesquisa ao redor do mundo, o seu TrendTracker: um material responsável, justamente por mapear macrotendências e as tendências para o segmento de alimentos e bebidas. Antes de conhecer o que foi mapeado no levantamento mais recente, entenda o que são esses dados.

O que são as macrotendências em alimentos e bebidas?

São mudanças importantes e duradouras que ditam as necessidades dos consumidores. Elas acontecem tanto em atitudes, quanto em comportamentos. E são moldadas por fatores que vão além do controle de cada indivíduo. Por exemplo:
– Sociais;
– Tecnológicos;
– Econômicos;
– Ecológicos;
– Políticos.

4 tendências globais para alimentos e bebidas mapeadas pelo TrendTracker
As principais macrotendências de consumo para este ano foram:

“Saudável para mim”
Mostra que os consumidores estão adotando uma abordagem mais holística e pessoal sobre saúde. A partir disso, buscam alcançar um equilíbrio e se sentem capazes de tomar suas próprias decisões sobre o que é e o que não é saudável. Para as decisões, levam em consideração inclusive o bem-estar emocional e mental além do físico

Consumo Consciente
Um formato de consumo no qual as pessoas querem tomar decisões tendo a “consciência limpa”; sabendo que estão fazendo a escolha certa. Consumidores de hoje e do futuro enxergarão suas escolhas de produtos ou até mesmo de serviços como um reflexo de quem eles são e dos valores que defendem.

Experimentação
É a importância da experiência!

Quem compra e consome, dá cada vez mais valor para ela. Principalmente depois de ter o estilo de vida tão restringido pela crise sanitária global! Consumidores agora têm uma demanda reprimida por experiências novas, emocionantes e satisfatórias: isso é tendência para o setor de alimentos e bebidas, mas já se torna um imperativo.

Simplificação da vida
Como o cotidiano é muito complexo, os consumidores passam a buscar produtos que os ajudem a simplificá-lo. A tecnologia pode ter um papel importante nesta simplificação, mas vale lembrar: conexões em excesso e a ausência de humanização nos relacionamentos (mesmo on-line) podem se tornar fatores para rejeição.

O desdobramento das macrotendências do setor de A&B para 2021 em diante
De acordo com o TrendTracker, as 4 macrotendências apresentadas anteriormente se desdobram em 10 tendências globais para alimentos e bebidas. Esse desdobramento se dá da seguinte maneira:

A macrotendência “Saudável para mim” engloba as tendências:
– Nutrição em âmbito holístico.
– Busca por alimentos saudáveis.
– Personalização.

Consumo Consciente engloba:
– Polarização de valores (premium vs. acessível).
– Segurança como prioridade.
– Alimentação com propósito.

Experimentação é uma macrotendência de A&B que se desdobra em:
Experiências sensoriais.
– Cozinhar como forma de entretenimento.

E por fim, simplificação da vida também significa:
– Procura cada vez maior por conveniência.
– Mudança dos canais de compras através dos quais o consumo acontece.

O que você acha dessas tendências e macrotendências para o setor de alimentos e bebidas? Para saber mais sobre o TrendTracker e também sobre o assunto, entre em contato conosco!

Estamos aqui para te ajudar.